Testes e Qualidade de Software
A CONFIANÇA é conquista fundamental para a
longevidade dos relacionamentos nos negócios.
Confiança é resultado da CONFIABILIDADE, que na área de software se obtém por meio do desenvolvimento de soluções adequadas, robustas, estáveis e livres de defeitos. A estabilidade e a confiabilidade de uma aplicação está diretamente ligada ao estabelecimento de rigorosa rotina de testes e de verificação de qualidade.
Um dos vícios comuns da área de TI é focar exclusivamente na construção, e relegar a segundo plano a atividade de testes. Pressionados por limites de prazo e custos, a verificação de qualidade quase sempre é comprometida, permitindo que softwares instáveis e imaturos sejam entregues aos usuários.
A alta incidência de erros e a instabilidade da aplicação são fonte de equívocos causados pela falta de acuidade dos dados e demoras pela indisponibilidade ou dificuldades de uso da aplicação, o que inevitavelmente gera reflexo extremamente negativo na atividade fim dos negócios e consequentemente na relação com os clientes.
Torna-se necessário, portanto, zelar pela qualidade dos softwares entregues, o que só pode ser atingido por meio de processos orientados a verificação sistemática da qualidade.
Nosso Processo
Na metodologia implementada pela QAT Global, o teste de software e a verificação da qualidade configuram atividades autônomas, que garantem a qualidade do produto final estável e livre de erros. Além de compor a fase final da verificação, antes da entrega, um analista de qualidade acompanha o processo de levantamento de requisitos desde o início do ciclo do desenvolvimento, de forma a obter informações consistentes sobre as necessidades, e já nesta fase contribuir no processo de esclarecimento das necessidades.

Testes e Qualidade de Software
Disponibilizamos as atividades Testes e Qualidade de Software para a sua organização como serviço independente, acompanhados ou não do desenvolvimento.
Isso significa que podemos acoplar a verificação da qualidade ao ciclo de desenvolvimento, já estabelecido em sua organização, contribuindo para melhoria contínua e evolução em direção a excelência. Garantir a qualidade do software produzido vai muito além de “sentar à frente do computador e testar programas”.
Trata-se de um processo que combina ciência e arte, composto por múltiplas tarefas, desde a concepção das necessidades, passando pela elaboração de cenários de testes e culminando na execução dos ciclos de testes de naturezas diversas e complementares.

A automação de testes é recurso fundamental para viabilizar a execução dos testes necessários dentro de restrições de prazo e orçamento. Sobretudo nos ciclos dos testes de regressão, a automação oferece a possibilidade de repetir cenários de teste de forma a garantir que a aplicação continue íntegra, após a implementação de mudanças.
Contando apenas com testes manuais, seria impossível executar todos os casos de uma aplicação minimamente complexa, dentro dos prazos comumente disponibilizados.